Filmes e Novelas

Allan Kardec

O filme inspirado na biografia escrita por Marcel Souto Maior e dirigido pelo diretor de Nosso Lar, Wagner Assis, apresenta a trajetória do educador francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, nascido em 1804,  na cidade de Lyon, França, que adotou o pseudônimo de Allan Kardec.

O filme acompanha a vida de Allan Kardec do período de educador até chegar a codificação da Doutrina Espírita com a publicação de O Livro dos Espíritos e sua repercussão. Kardec revela o homem por trás da figura pública, seus conflitos, dificuldades e dúvidas. Seu caminho de cético professor, passando por suas descobertas a partir da investigação dos fenômenos e o desenvolver de sua missão, alicerçada na fé inabalável e na razão.

“Paris, 1850. O fenômeno das mesas girantes intriga toda a Europa e o cético professor Rivail (Leonardo Medeiros) é convidado a uma sessão. Obstinado, ele inicia uma investigação em busca da verdade a partir de métodos científicos. Decidido a revelar seus estudos para o mundo, Rivail adota o pseudônimo Allan Kardec e lança sua primeira obra “O Livro dos Espíritos” – base da Doutrina Espírita. Perseguido, ele persiste e conta com o apoio companheiro de sua esposa, a também professora e musicista Amélie-Gabrielle Boudet (Sandra Corveloni)”.


Kardec traz Leonardo Medeiros no papel principal e a atriz premiada em Cannes Sandra Corveloni como sua esposa, Amélie-Gabrielle Boudet, Gabi. No elenco estão também Guilherme Piva, Genézio de Barros, Guida Vianna, Dalton Vigh, Leonardo Franco, Julia Konrad, além da participação do ator francês Christian Baltauss.

Espíritas, simpatizantes e curiosos sobre o tema aguardam para conferir nas telas dos cinemas a produção que faz uma homenagem aos 215 anos do nascimento de Allan Kardec. Enquanto isso o público pode assistir o trailer oficial do filme:

Kardec decodificou o espiritismo, religião ainda pouco conhecida por muitos, mas bastante praticada no Brasil, lembrada principalmente pelo trabalho do médium Francisco Cândido Xavier. A reencarnação é uma de suas principais características. Atualmente, alguns de seus expoentes mais conhecidos em todo o mundo são os brasileiros Divaldo Pereira Franco, Raul Teixeira, Haroldo Dutra Dias e Rossandro Klinjey.

A necessidade de inserir um “antagonista” na história (a Igreja Católica) é válida, mas os momentos em que Kardec e sua esposa Amélie (Sandra Corveloni) adentram cada vez mais para dentro da realidade espírita, são muito mais interessantes e bem construídos, pois o roteiro apresenta outras figuras que fizeram parte da jornada de pesquisa até a publicação do primeiro livro de Allan.