Espiritismo
O que o espiritismo diz sobre as novas tecnologias?
- 1576
- por Notícia Espírita
- Publicado 28/6/2020
A informática está transcendendo o âmbito do processamento de informações e passando a ser parte do tecido da sociedade, o que vai além do acesso a redes sociais ou compartilhamento de fotos e vídeos. Usamos a tecnologia para ter acesso imediato às informações sobre o que acontece no mundo, eliminando as barreiras tradicionais de acesso à informação, como a censura ou o controle por meio dos canais tradicionais de mídia. Graças à tecnologia, todos se sentem conectados e participando do que ocorre no mundo. Quando acontece um movimento contra a tarifa de ônibus no Brasil, o mundo fica sabendo e comenta. As coisas que ocorrem na China ou Ucrânia parecem mais perto de nós, e temos uma sensação de fraternidade e solidariedade com o próximo em qualquer lugar do mundo como nunca antes. Isso somente já pode ser considerado um progresso espiritual, pois de repente “somos todos irmãos”, como nunca antes.
A sociedade contemporânea tem como uma de suas marcas mais relevantes o crescimento da tecnologia, de novas máquinas e equipamentos que transformam a sociedade, gerando inquietação, medo e desesperança de um lado e, ao mesmo tempo, gerando euforia, esperanças e oportunidades.
Se a tecnologia é utilizada e empregada nas diversas áreas, na religião não poderia ser diferente, e no Espiritismo (ou Doutrina Espírita) também não, visto que a mesma está dentro de seu tríplice aspecto (ciência, filosofia e religião). Na época de Allan Kardec, os métodos empregados para as psicografias eram lápis amarrados a cestinhas; depois utilizou-se o lápis diretamente na mão do médium; e, décadas após, as máquinas de datilografia e até mesmo, mais recentemente, os computadores, mostrando assim que o progresso é de todas as épocas, e está presente em qualquer área do conhecimento humano.
Você já se perguntou se está usando a tecnologia da melhor forma no centro espírita?
A tecnologia é algo que facilitou demais a nossa vida. Ela, sendo bem utilizada, pode contribuir com nossa evolução espiritual.
A quantidade de vídeos e textos relacionados a doutrina espírita é enorme. Além disso, no seu celular você pode baixar o aplicativo, ver vídeos no YouTube e ler artigos no site como esse.
Allan Kardec apoiaria, com certeza, as mídias sociais. Mas o grande problema é que, geralmente, não sabemos utilizar da melhor forma. Isso porque vamos compartilhando notícias ruins, lendo coisas de baixa vibração, assistindo vídeos fúteis e entrando assim em sintonia com obsessores.
Orar e vigiar é o segredo para viver em equilíbrio; mas com a facilidade em adquirir conhecimento com assuntos de baixa vibração é muito grande. Além disso, a nossa mente capta tudo, pois o cérebro não entende o que é ruim ou bom. Ele leva pra dentro de nosso subconsciente e tornar aquilo uma verdade, se tornando nossa vida.
Com os avanços tecnológicos as buscas por conhecimento e informação estão cada vez mais rápidas, basta um clique e a mensagem já aparece. A cada dia que passa, nos deparamos com novos conceitos e tendências, novidades estas que acabam afetando nossas vidas.
Com o avanço da ciência, o conhecimento passou a ter um lugar de destaque na sociedade, a pesquisa científica vem ganhando força e muitas inovações foram introduzidas, doenças que até poucos anos atrás eram vistas como incuráveis passaram a ser tratadas e as curas se elevaram intensamente, a comunicação ganhou novos instrumentos e os trabalhos mais rudes e violentos foram sendo substituídos por máquinas e equipamentos, diminuindo o desgaste do ser humano e abrindo novas perspectivas para a coletividade.
O desenvolvimento tecnológico, grande característica da contemporaneidade, pode nos levar a descobertas novas, dentre estas descobertas destacamos a capacidade de comunicação com irmãos desencarnados, novas máquinas e equipamentos vão nos aproximar de irmãos que partiram para outros planos da vida, demonstrando mais efetivamente que a vida não termina com a morte física, mas que somos todos espíritos, a realidade da vida está no mundo imaterial. Estas tecnologias nos auxiliarão no contato com familiares desencarnados, diminuindo nossa saudade e nos trazendo a certeza de que existe muitas moradas na casa de meu pai, como nos asseverou o mestre Jesus de Nazaré.
No raiar deste novo mundo, a tecnologia vem nos mostrar que para conseguirmos sobreviver neste mundo competitivo, marcados pelos interesses materiais e imediatistas, devemos cultivar hábitos simples e pensamentos salutares, a tecnologia nos auxilia, deve ser vista como um instrumento, mas seu excesso pode desviar nossa caminhada, deixar os indivíduos mais frios e calculistas e, como consequência, nos afastar dos verdadeiros valores da vida, atrasando nosso progresso espiritual e limitando nossas potencialidades.