Espiritismo

INTELIGÊNCIA, para Espiritismo, serve para separar o bem do mal

Hoje, o espírita Pedro Neves explica o que é a inteligência. Segundo ele, em última análise, este dom que só os seres humanos têm serve para que separemos o bem do mal. 

O Espiritismo é uma doutrina religiosa que ganhou o mundo graças ao pedagogo francês, Hippolyte Léon Denizard Rivail, sob o pseudônimo de Allan Kardec. Essa religião prega o altruísmo, o amor e a vida após a morte. A doutrina também conta com conhecimentos baseados na ciência, filosofia e religião.

No espiritismo, as pessoas tentam compreender o mundo físico e o universo transcendente, ou seja, do espírito. A doutrina é baseada em cinco livros de Codificação Espírita, todos escritos por Allan Kardec.

Os cinco livros do espiritismo são: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. A religião começou a nascer com Kardec em 1857, e logo se espalhou pelo mundo inteiro.

Para muitos pesquisadores, a doutrina espírita tem cunho científico, filosófico e religioso. A meta da religião é aperfeiçoar a moral do homem, promover ações de caridade e espalhar o amor ao próximo.

Estima-se que no mundo existam aproximadamente 15 milhões de pessoas adeptas ao espiritismo, espalhados por países como Brasil, Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Bélgica, Estados Unidos, entre outros.